Política de educação e pandemia: desafios para a formação profissional em serviço social e resistências da Abepss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.75916

Resumo

O presente artigo realiza uma análise da política de educação na atualidade, especialmente no que tange aos impactos da pandemia no processo de precarização do ensino e da formação profissional em Serviço Social. Nesta esteira, analisa os desafios e as resistências a partir dos posicionamentos e debates da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), destacando a relevância da defesa das diretrizes curriculares da entidade como estratégia de preservação dos pressupostos do projeto de formação do Serviço Social brasileiro.

 

Palavras-Chave: educação; formação; Serviço Social.

Biografia do Autor

Marina Monteiro de Castro e Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: marinamcastro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9027-4659.

Paula Martins Sirelli, Universidade Federal Fluminense - UFF

Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, RJ, Brasil. E-mail: paulasirelli@id.uff.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3573-6283.

Rafaela Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail rafaelabefer@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8768-0499.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Castro, M. M. de C. e, Sirelli, P. M., & Fernandes, R. B. (2023). Política de educação e pandemia: desafios para a formação profissional em serviço social e resistências da Abepss. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(52). https://doi.org/10.12957/rep.2023.75916

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier