Transformações na educação formal de jovens frente ao mundo do trabalho: Brasil e Venezuela

Autores

  • José Manoel Montanha da Silveira Soares FEF/UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7564

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças que se processaram dentro dos sistemas de ensino a partir da metade do século XX na América Latina. Estas mudanças são produto das grandes transformações nos sistemas produtivos em escala mundial. A população economicamente ativa que mais tem enfrentado desafios é a composta por jovens entre 15 e 24 anos, que apresentam, aproximadamente, o dobro da taxa de desemprego dos adultos. O resultado do estudo mostra um paradoxo: a luta pela igualdade e a universalização de direitos reatualiza a tradição de uma cidadania restrita, típica de países em desenvolvimento, assentada na lógica da expansão de privilégios e não na universalização de direitos.

Biografia do Autor

José Manoel Montanha da Silveira Soares, FEF/UnB

Graduado em Educação Física (UFPEL), mestre e doutor em Serviço Social/Política Pública pela Universidade de Brasília (UnB) e professor pesquisador e substituto na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB).

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

da Silveira Soares, J. M. M. (2013). Transformações na educação formal de jovens frente ao mundo do trabalho: Brasil e Venezuela. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7564

Edição

Seção

Crise e Desenvolvimento