“Maquinarias do pensamento”: o conhecimento socialmente produzido e a crise capitalista contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2013.7563Resumen
O presente artigo se concentra em lançar o que parecem ser algumas pistas sobre o trajeto no qual a ciência se torna força produtiva e se entrelaça com o processo autocontraditório do desenvolvimento da forma social capitalista, desembocando no contexto regressivo da crise estrutural contemporânea. Objetiva, deste modo, chamar a atenção para o curso que segue o conhecimento socialmente produzido, uma vez que este parece ter degenerado seu potencial elucidativo em sombra que obscurece os escombros que são acumulados sob a égide de seu desenvolvimento. A dificuldade colocada para que o sujeito compreenda a objetividade por ele produzida, e para que se reconheça como parte desta, resulta na incapacidade de autorreflexão da razão objetiva. Se assim for, o que explica a incoerência entre uma forma social que se supõe racional e o seu conteúdo irracional configurado pela acumulação capitalista?Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.