Porto Maravilha: alegoria de um Brasil em desencontro com o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.72470

Resumo

O presente ensaio tem o propósito, a partir da experiência de mobilização social com moradores e moradoras do Morro da Providência, para evitar que a execução do projeto de urbanização, Porto Maravilha, da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, causasse uma nova onda de remoções de famílias, problematizar o quanto a sociedade brasileira, sobretudo as elites política e econômica ignoram a possibilidade de analisar o Brasil e desenvolver ações que considerem as nossas características socioculturais e socioeconômicas. Ao mesmo tempo, este ensaio procura estimular novos pesquisadores e pesquisadoras a assumirem a atitude intelectual, cada vez mais rara, dos e das intérpretes do Brasil de outrora e hodiernamente. A experiência do projeto Porto Maravilha, executado na região portaria, serve de alegoria ao sintetizar a marca do divórcio do Brasil com o Brasil, que produz afluência, miséria e pobreza.

 

Palavras-Chave: cultura; transformação urbana; Porto Maravilha.

Biografia do Autor

Aercio Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: aoaercio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5326-2678.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

de Oliveira, A. B. (2023). Porto Maravilha: alegoria de um Brasil em desencontro com o Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(51), 137–153. https://doi.org/10.12957/rep.2023.72470

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier