Serviço social e sustentabilidade: para o protagonismo social na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.72467

Resumo

Este artigo expõe uma sinopse dos estudos do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia (Grupo Inter-Ação), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Cujo relato sobre o modo de vida e manejo dos recursos naturais dos povos tradicionais amazônidas, as condições de acesso a bens e serviço sociais, via políticas públicas, revela as formas de resistência e práticas de sustentabilidade para conservação dos ecossistemas em seus territórios, mediante uma multiplicidade de dilemas e desafios impostos pela expansão do capitalismo. A exposição desta experiência visa delinear elementos contributivos para formação acadêmica e de instrumentais técnicos científicos para os profissionais de Serviço Social visando a produção de subsídios que sirvam ao propósito de traçar projetos inovadores para instituição de ações de cidadania para o protagonismo social dos povos da Amazônia.

 

Palavras-Chave: Povos Tradicionais, Sociobiodiversidade, Crise Socioambiental.

Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professora titular aposentada da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, AM, Brasil. E-mail: socorro.chaves@outlook.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4289-225.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

Chaves, M. do P. S. R. (2023). Serviço social e sustentabilidade: para o protagonismo social na Amazônia. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(51), 99–115. https://doi.org/10.12957/rep.2023.72467

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier