Lutas sociais e serviço social no Brasil face às querelas do nosso tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.72466

Resumo

O artigo trata da relação entre conflitos de classe e demandas profissionais, tomando como referência as determinações sociais presentes no movimento contraditório da realidade. Objetiva problematizar processos e desafios postos para a construção de relações do Serviço Social com os movimentos e suas lutas desde a formação dos(as) assistentes sociais e, muito especialmente, no exercício profissional em face da demanda substantiva pela mobilização e organização dos usuários-trabalhadores. Para tanto, as reflexões e análises foram construídas a partir de revisão teórico-bibliográfica de autores do Serviço Social, com aporte na teoria e no método marxista. Buscam assinalar, que o tempo presente exige, mais do que nunca, o fortalecimento dos movimentos classistas e anticapitalistas, concluindo pela defesa da articulação dos(as) assistentes sociais com os movimentos sociais como um eixo central para avançarmos na direção do projeto ético-político profissional.

 

Palavras-Chave: Determinações Sociais. Lutas Sociais. Serviço Social.

Biografia do Autor

Maria Clariça Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: clarica.ribeiro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0837-5694.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

Guimarães, M. C. R. (2023). Lutas sociais e serviço social no Brasil face às querelas do nosso tempo. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(51), 83–98. https://doi.org/10.12957/rep.2023.72466

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier