Dimensão educativa, Covid-19 e serviço social: desafios contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.72464

Resumo

O presente artigo realiza um breve estudo bibliográfico, com o objetivo de estimular o debate e a construção do conhecimento sobre o trabalho profissional do/a assistente social e da sua relação com a dimensão educativa, com vistas à construção de uma nova sociabilidade frente aos desafios acentuados pelo contexto da pandemia da Covid-19. A partir do aporte do referencial crítico e crítico- dialético, o presente estudo fornece subsídios teóricos para analisar se assistentes sociais podem ser considerados/as intelectuais orgânicos, segundo a perspectiva gramsciana, e se as suas competências e atribuições profissionais apresentam um papel educativo no interior dos diversos espaços sócio ocupacionais em que atuam.

 

Palavras-Chave: dimensão educativa; trabalho profissional; Covid-19; ideologia neoliberal.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Franca, SP, Brasil. E-mail: rafael.goncalves@unesp.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3096-7223.

Maria Cristina Piana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Franca, SP, Brasil. E-mail: crispiana@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4530-9541.

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Publicado

25-01-2023

Como Citar

dos Santos, R. G., & Piana, M. C. (2023). Dimensão educativa, Covid-19 e serviço social: desafios contemporâneos. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(51), 70–82. https://doi.org/10.12957/rep.2023.72464

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier