A tragédia do preconceito: o negacionismo e o debate sobre o uso medicinal da maconha
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63528Resumo
O presente artigo apresenta o debate do campo psiquiátrico sobre a maconha no Brasil. As entidades selecionadas para representar esse campo foram: a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Conselho Federal de Medicina e a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas, que engloba o Centro Brasileiro de Estudo de Saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas e a Associação Brasileira de Saúde Mental. Um breve histórico sobre a Cannabis no mundo e no Brasil foi apresentado, seguido das práticas discursivas publicadas por meio de notas, manifestações e documentos divulgados nos sites das instituições. Foi observado que há divergências entre as entidades multidisciplinares e as estritamente médicas nos casos pesquisados. As entidades médicas têm se posicionado apresentando informações que não encontram respaldo nos campos sociais, jurídicos e de segurança pública e de forma ambivalente quando a questão é o uso medicinal da Cannabis.
Palavras-Chave: maconha; política pública; discursos; psiquiatria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.