Ataques à redução de danos em Recife: o consultório de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63527

Resumo

O estudo objetiva compreender o significado e as contradições nas mudanças das ações do consultório de rua na Rede de Atenção Psicossocial da cidade do Recife, a partir de 2013, com base nos relatos de redutores(as) de danos. Trata-se, para fins gerais, de um estudo de caráter exploratório norteado pela teoria crítica marxista, que se utilizou da análise de entrevistas realizadas com agentes redutores de danos do Consultório de Rua de Recife para discutir os resultados apresentados. O desmonte dessas ações em Recife articula aspectos dos interesses econômicos, políticos e ideológicos. As entrevistas indicaram um processo silencioso e sutil de desarticulação das ações de redução de danos com a desconfiguração e descontinuidade do processo de trabalho, visto que as investidas das gestões para consolidar esse desmonte são multifacetas. Essa realidade dialoga com alianças políticas junto a empresários que lucram com o isolamento e internações de pessoas usuárias de drogas.

 

Palavras-Chave: agente redutor(a) de danos; consultório de rua; política sobre drogas; redução de danos.

Biografia do Autor

Evelly Nathália Lira de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assistente Social - UFPE, especialista em Saúde Mental - UPE e mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social-UFPE. Redutora de Danos - Escola Livre de Redução de Danos.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Araújo, E. N. L. de. (2022). Ataques à redução de danos em Recife: o consultório de rua. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63527