Ataques à redução de danos em Recife: o consultório de rua
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63527Resumo
O estudo objetiva compreender o significado e as contradições nas mudanças das ações do consultório de rua na Rede de Atenção Psicossocial da cidade do Recife, a partir de 2013, com base nos relatos de redutores(as) de danos. Trata-se, para fins gerais, de um estudo de caráter exploratório norteado pela teoria crítica marxista, que se utilizou da análise de entrevistas realizadas com agentes redutores de danos do Consultório de Rua de Recife para discutir os resultados apresentados. O desmonte dessas ações em Recife articula aspectos dos interesses econômicos, políticos e ideológicos. As entrevistas indicaram um processo silencioso e sutil de desarticulação das ações de redução de danos com a desconfiguração e descontinuidade do processo de trabalho, visto que as investidas das gestões para consolidar esse desmonte são multifacetas. Essa realidade dialoga com alianças políticas junto a empresários que lucram com o isolamento e internações de pessoas usuárias de drogas.
Palavras-Chave: agente redutor(a) de danos; consultório de rua; política sobre drogas; redução de danos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.