Participação social e relações de poder na política sobre drogas no Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63526

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado[1] que objetiva analisar a participação social dos atores que discutem e indicam caminhos para a implantação da política sobre drogas no contexto piauiense no período de 2005 a 2019. Trata-se de uma pesquisa analítica, descritiva, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados representantes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPD), gestores, profissionais que atuaram no campo álcool e drogas, além de usuários e representantes dos movimentos sociais. Os resultados da pesquisa sinalizam para a crescente transferência da construção e implementação da política sobre drogas, no contexto piauiense, para as organizações não governamentais, que hegemonizam o CEPD, definindo sua pauta, centralizada pela dimensão do tratamento. A relação de forças internas do CEPD sinaliza para sua baixa inovação política; porém, vários segmentos internos e externos, sobretudo de usuários, vêm lutando, fora dos espaços do CEPD, para alterar a direção do processo.

 

Palavras-Chave: participação social; política pública; drogas; Piauí.


[1] Tese de doutorado “A participação social na política de álcool e outras drogas no contexto piauiense no período de 2005 a 2019: relação de forças, consensos e tensionamentos” defendida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), indicada para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2021.

Biografia do Autor

Thaís de Andrade Alves Guimarães, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Assistente Social da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestra em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCPA/UFRGS).

Lucia Cristina dos Santos Rosa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora Titular do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Assistente Social. Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 (PQ2) do CNPQ.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Guimarães, T. de A. A., & Rosa, L. C. dos S. (2022). Participação social e relações de poder na política sobre drogas no Piauí. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63526