Participação social e relações de poder na política sobre drogas no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63526Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado[1] que objetiva analisar a participação social dos atores que discutem e indicam caminhos para a implantação da política sobre drogas no contexto piauiense no período de 2005 a 2019. Trata-se de uma pesquisa analítica, descritiva, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados representantes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPD), gestores, profissionais que atuaram no campo álcool e drogas, além de usuários e representantes dos movimentos sociais. Os resultados da pesquisa sinalizam para a crescente transferência da construção e implementação da política sobre drogas, no contexto piauiense, para as organizações não governamentais, que hegemonizam o CEPD, definindo sua pauta, centralizada pela dimensão do tratamento. A relação de forças internas do CEPD sinaliza para sua baixa inovação política; porém, vários segmentos internos e externos, sobretudo de usuários, vêm lutando, fora dos espaços do CEPD, para alterar a direção do processo.
Palavras-Chave: participação social; política pública; drogas; Piauí.
[1] Tese de doutorado “A participação social na política de álcool e outras drogas no contexto piauiense no período de 2005 a 2019: relação de forças, consensos e tensionamentos” defendida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), indicada para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.