A Luta antimanicomial nos governos democrático-populares: contribuições para um balanço a realizar
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63479Resumo
Expressando, em âmbito particular, uma luta mais geral – a luta de classes, no seu conjunto – o movimento antimanicomial brasileiro desenvolveu-se de forma conectada com a trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT), que se constituiu como a principal mediação consciente da classe, no seu conjunto, no ciclo histórico recente. O presente artigo, partindo desta premissa, abordará, de forma sintética, elementos deste desenvolvimento nos seus últimos anos, abordando aspectos desta interação que se apresentam no período que abrange os anos dos governos democrático-populares, ponto de maior amadurecimento da estratégia petista, que se realiza com a chegada ao governo, após um longo percurso de importantes metamorfoses. Os dilemas e impasses vividos na trajetória antimanicomial serão pensados de forma articulada àqueles experimentados pela classe no seu conjunto. Esperamos, desta forma, contribuir para um balanço necessário, que ainda se encontra por fazer.
Palavras-Chave: movimento antimanicomial brasileiro; Partido dos Trabalhadores; estratégia democrática e popular; luta de classes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.