Contrarreforma psiquiátrica e seus reflexos no cuidado ao usuário e à família
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63478Resumo
Este ensaio tem como objetivo realizar uma análise da contrarreforma psiquiátrica nos processos de cuidado em saúde mental junto ao usuário e à família. Surgiu como resultado de distintos processos reflexivos do cotidiano em serviços de saúde nos quais se inserem os autores. A vivência em serviços de saúde e a revisão de literatura acerca da temática produziram os resultados aqui descritos, possibilitando um olhar para a realidade com a intenção de identificar seus movimentos mais contraditórios e multifacetados. Como resultados desses processos de investigação, foi possível reconhecer alguns impactos no cuidado em saúde mental, como os processos de precarização do SUS e retorno à lógica manicomial, a responsabilização exacerbada da família (familismo) e o atendimento dos usuários contrário à integralidade, em uma perspectiva de fatiamento da pessoa e de suas múltiplas necessidades.
Palavras-Chave: contrarreforma psiquiátrica; saúde mental; família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.