Saúde mental e defesa da vida em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63474

Resumo

O artigo analisa os desafios e potencialidades na saúde mental na perspectiva analítica dos protagonistas da produção do cuidado no trabalho à pessoa com transtorno mental, nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial nos municípios de Jaicós e Paulistana na Chapada Vale do Itaim (PI), durante a pandemia. Trata-se de pesquisa qualitativa com fonte primária de informação mediante o uso de tecnologia remota, nas entrevistas e grupos focais com profissionais dos municípios supramencionados. Teve como fonte secundária bases de dados públicos e literatura especializada da temática. A análise revela que os agravos à saúde decorrentes da Covid-19 ampliaram a desigualdade social, fragilizaram o SUS e a saúde mental. Revelam a necessidade do fortalecimento da intersetorialidade, da atenção à crise no território e a importância do matriciamento enquanto estratégia para o fortalecimento da RAS na AB e as relações de proximidade entre as equipes e a própria sociabilidade tecida entre as mesmas.

 

Palavras-Chave: saúde pública; Sistema Único de Saúde; políticas públicas.

Biografia do Autor

Francisca Maria Carvalho Cardoso, Universidade Federal do Piauí

Psicóloga e Licenciada em História, Mestre em Políticas Públicas e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, (UFPI, Teresina, Brasil) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, s/n.º, Teresina, Piauí, CEP: 64.049-550. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas, CNPq, Brasil.

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Federal do Piauí

Assistente Social e Socióloga. Pós- Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Brasil) Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, s/n.º, Teresina, Piauí, CEP: 64.049-550. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas, CNPq, Brasil, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Brasil.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Cardoso, F. M. C., & Joazeiro, E. M. G. (2022). Saúde mental e defesa da vida em tempos de pandemia. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63474