O cuidado do hospital psiquiátrico decifrado pelo discurso de seus profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.63444

Resumo

Este estudo qualitativo analisou como profissionais do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) – estrutura assistencial de referência na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Recife – avaliam que seus conceitos assistenciais influenciam suas práticas. Foram selecionados cinco profissionais representantes de áreas disciplinar-acadêmicas distintas: psiquiatria, psicologia, enfermagem, técnico de enfermagem, serviço social. Com isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada sujeito, com posterior análise dos conteúdos obtidos. Os profissionais entrevistados concordam que ideias influenciam práticas em saúde mental e que fundamental a esse processo é o entendimento da origem de suas formações. Assim, foi apontado que as ideias norteadoras do cuidado no espaço do HUP ora estão em confluência com os ideais da reforma psiquiátrica brasileira e suas legislações, ora se identificam com concepções tradicionais e obsoletas. Logo, uma das maiores lacunas na busca pela preservação do bem-estar do indivíduo adoecido demonstra ser derivada da falta de entendimentos balizadores consensuais.

 

Palavras-Chave: saúde mental; assistência à saúde mental; hospitais psiquiátricos.

Biografia do Autor

Allan Arruda, Exécito Brasileiro

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2° tenente médico do exército brasileiro.

Mikael Brasil, Universidade Federal de Pernambuco / Prefeitura da Cidade do Recife

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Enfermeiro da prefeitura da cidade do Recife.

Taíse Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em andamento em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Petrônio Martelli, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da Área Acadêmica de Saúde Coletiva e pesquisador nas áreas de política, planejamento e gestão.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Arruda, A., Brasil, M., Araújo, T., & Martelli, P. (2022). O cuidado do hospital psiquiátrico decifrado pelo discurso de seus profissionais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(49). https://doi.org/10.12957/rep.2022.63444