O cuidado do hospital psiquiátrico decifrado pelo discurso de seus profissionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2022.63444Resumo
Este estudo qualitativo analisou como profissionais do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) – estrutura assistencial de referência na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Recife – avaliam que seus conceitos assistenciais influenciam suas práticas. Foram selecionados cinco profissionais representantes de áreas disciplinar-acadêmicas distintas: psiquiatria, psicologia, enfermagem, técnico de enfermagem, serviço social. Com isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada sujeito, com posterior análise dos conteúdos obtidos. Os profissionais entrevistados concordam que ideias influenciam práticas em saúde mental e que fundamental a esse processo é o entendimento da origem de suas formações. Assim, foi apontado que as ideias norteadoras do cuidado no espaço do HUP ora estão em confluência com os ideais da reforma psiquiátrica brasileira e suas legislações, ora se identificam com concepções tradicionais e obsoletas. Logo, uma das maiores lacunas na busca pela preservação do bem-estar do indivíduo adoecido demonstra ser derivada da falta de entendimentos balizadores consensuais.
Palavras-Chave: saúde mental; assistência à saúde mental; hospitais psiquiátricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.