(Des)informação nos serviços de saúde em tempos de pandemia da Covid-19: uma questão ética e uma requisição enviesada ao trabalho de assistentes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60300

Resumo

O artigo reflete sobre os desafios éticos que a pandemia da Covid-19 evidencia. No contexto de uma doença provocada por um vírus, que ainda não possui cura e nem vacina para todas as pessoas, a luta pelo acesso aos serviços de saúde e direito a vida é uma questão ética. No trabalho nos serviços hospitalares, nos tempos da pandemia, têm surgido requisições de cunho administrativo e burocrático para o trabalho de Assistentes Sociais, que gravitam em torno do direito a informação. Tal questão, ainda que não seja na sua maioria, de competência desses profissionais, expressa uma requisição ética posta para o trabalho coletivo em saúde.

 

Palavras-Chave: covid-19; saúde, serviço social; ética; informação.

Biografia do Autor

Maurílio Castro de Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Assistente Social. Professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática na Saúde e Serviço Social/Pela Saúde. Mestre (UFRJ) e doutor (PUC-SP) em Serviço Social. Pós-doutor em Política Social (UnB). Pesquisador do CNPq. 

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Publicado

08-07-2021

Como Citar

de Matos, M. C. (2021). (Des)informação nos serviços de saúde em tempos de pandemia da Covid-19: uma questão ética e uma requisição enviesada ao trabalho de assistentes sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60300

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier