Mulheres na teoria geral da administração: por uma educação não sexista
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2021.56085Resumo
O estudo realizado teve como objetivo um mapeamento de mulheres estudiosas que contribuíram para a produção de conhecimentos considerados basilares aos futuros administradores. Tais conhecimentos compõem a chamada teoria geral da administração. Para tanto, foi necessário colocar em discussão a importância de uma educação não sexista, assim como certas desigualdades vivenciadas pelas mulheres. Para além das desigualdades atreladas ao gênero e à linguagem, as mulheres também sofrem com desigualdades geográficas, raciais e de classe. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando como fonte de pesquisa programas de disciplinas de um curso de administração de uma instituição de ensino público federal da região Sudeste do Brasil. Como resultado foi possível mapear oito mulheres e suas contribuições. O estudo evidenciou uma educação sexista na área da administração, uma tendência a autorias no esquema homem branco, algo característico de uma sociedade ainda patriarcal.
Palavras-Chave: mulheres; administração; educação sexista; gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.