Mujeres campesinas de Inzá- Tierradentro, Cauca: una mirada desde los feminismos decoloniales
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2021.56084Resumo
Os feminismos decoloniais são o resultado do desenvolvimento social, político, histórico e epistemológico de movimentos feministas críticos, como o feminismo negro afro-americano. O decolonial implica situar os efeitos de colonialidade e forjar cenários emancipatórios, dentro dos quais o feminismo popular também é uma ferramenta importante para consolidar alternativas epistêmicas que reconheçam e aprimorem as subjetividades e processos sócio-organizacionais do subalterno. Motivo pelo qual este artigo tem como objetivo interpretar e tornar visível o processo do Comitê de Mulheres da Asociación Campesina de Inzá Tierradentro (Cauca – Colômbia), do ponto de vista dos feminismos decoloniais, tendo em vista que suas dinâmicas de resistência, territorialização, defesa do território, reconstrução do tecido social e fortalecimento do modelo de comunidade autônoma e popular constituem uma contribuição significativa para a construção de alternativas aos discursos hegemônicos da colonialidade do poder, conhecimento e ser.
Palavras-Chave: colonialidade; feminismo decolonial; feminismo popular; Comitê de Mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.