A trabalhadora no Brasil Mulher: análise das capas do 8 de março

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56074

Resumo

O Brasil Mulher é um jornal feminista que surgiu em 1975, no bojo da resistência à ditadura militar. Posicionado à esquerda, se propõe a dialogar com mulheres da classe trabalhadora, na perspectiva de fortalecer a auto-organização e ampliar a consciência feminista. A pergunta central deste trabalho passa por como o jornal se apresenta a esse público e, na tentativa de sugerir respostas, faz-se uma análise das capas de duas edições que abordam o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Mobilizando o método de análises de textos verbo-visuais sistematizado por Gonzalo Abril, as textualidades das capas são analisadas a partir das categorias de visualidade, mirada e imagem. Conclui-se que as capas selecionadas conformam textos verbo-visuais que representam um perfil da mulher trabalhadora brasileira que foge a estereótipos e que é capaz de disputar o imaginário do que é ser mulher na sociedade capitalista e patriarcal da década de 1970.

 

Palavras-Chave: imprensa; feminismo; textualidades; Brasil Mulher.

Biografia do Autor

Larissa Shayanna Ferreira Costa

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Verônica Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Jornalista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPEMIG. Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC / FGV, Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora na PUC Minas.

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Costa, L. S. F., & Costa, V. S. da. (2021). A trabalhadora no Brasil Mulher: análise das capas do 8 de março. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56074

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier