Movimento de Mulheres e Ativismo – uma vida de luta: Entrevista com Ivanete Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56067

Resumo

Entrevista realizada por escrito, via e-mail, em maio de 2020.

 

Ivanete Silva é uma mulher negra, professora da rede pública, feminista e LGBT. Integrante do Fórum de Mulheres de Duque de Caxias e da Baixada e do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE). É militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e integrou o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, em Duque de Caxias. Começou a trabalhar ainda adolescente e sua militância iniciou-se nos Movimentos de base da Igreja Católica. Foi candidata a vice-governadora na chapa do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com o candidato Tarcísio Motta e sua candidatura constituiu-se em um marco para os movimentos organizados de seu município.

Biografia do Autor

Luciene Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Pós-doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social – UFF. Doutora em Serviço Social, Mestre em Serviço Social, graduada em História. Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e Atendimento à criança e adolescente vítima de violência doméstica pelo Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

Nivia Valença Barros, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutora em Ciências Sociais, Doutora em Psicologia, Mestre em Educação, graduada em Serviço Social. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Cidadania – Nudhesc/UFF. Bolsista Produtividade CNPQ.

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Medeiros, L., & Barros, N. V. (2021). Movimento de Mulheres e Ativismo – uma vida de luta: Entrevista com Ivanete Silva. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56067