Protagonismo negro, educação antirracismo e os quilombolas urbanos como “outros sujeitos”: uma problematização necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52058

Resumo

Este artigo objetiva discutir a opressão e a segregação dos negros como “outros sujeitos”, o protagonismo de suas lutas como pressuposto de um processo político-social-educacional afirmativo e antirracista. Apoia-se no materialismo histórico-dialético como método e no material empírico, coletado nos quilombos urbanos do município de Porto Alegre, cotejando o enfoque educacional. Nesse sentido, os outros sujeitos são sujeitos de direitos e sujeitos que respondem, resistem e reagem a uma cultura hegemônica. Desse modo, não são assujeitados, mas sujeitos da contracultura, das singularidades dentro da universalidade, das diversidades e das diferenças. Assim sendo, é necessário pensar e tomar a educação como processos sociais e práticas afirmativas e antirracistas acerca das populações que foram historicamente oprimidas em sua cultura, condições e modos de vida. Vê-se, pois, uma dialética entre afirmação desses outros sujeitos e repressão e manutenção das formas de dominação e desigualdades sociais.

 

Palavras-chave: educação antirracismo; lutas sociais; outros sujeitos; quilombos urbanos; sujeito de direitos.

Biografia do Autor

Cassia Engres Mocelin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Assistente Social da Universidade Federal de Santa Maria na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Bolsista CAPES/PROEX.

Patrícia Krieger Grossi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutora em Serviço Social pela Universidade de Toronto (Canadá).
Professora Adjunta da Graduação em Serviço Social e dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social e em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos – NEPEVEDH e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência – NEPEVI (ambos da PUCRS). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPQ 1C.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

Mocelin, C. E., & Grossi, P. K. (2020). Protagonismo negro, educação antirracismo e os quilombolas urbanos como “outros sujeitos”: uma problematização necessária. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52058

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier