A Agenda Social do MERCOSUL: a Relação Estado Nacional e Integração Regional
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2009.520Abstract
O artigo analisa o Estado nacional e suas transformações com a criação de espaços supranacionais, sugerindo possíveis desdobramentos do processo de integração regional para formulação e efetivação de políticas sociais. Parte da hipótese de que as transformações desencadeadas pela internacionalização da economia afetam os espaços políticos, redefinindo os Estados nacionais. A construção de mecanismos supranacionais já é identificada na área do comércio, porém no campo das políticas sociais ainda não se têm experiências de instituições supranacionais que operem na garantia dos direitos sociais. O MERCOSUL nasceu com claros objetivos comerciais. No entanto, avançou para uma agenda social que se propõe, ao menos no plano discursivo, à construção de um modelo comum de atuação na área social, com harmonização da legislação trabalhista, previdenciária, propondo a construção de uma cidadania comunitária. O estudo problematiza essa agenda social e conclui apresentando ponderações sobre a possibilidade de se pensar em um padrão de proteção social comum aos cidadãos do bloco regional e a necessidade de mecanismos para a garantia dos direitos sociais.
Palavras-chave: Estado; proteção social; cidadania; MERCOSUL.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.