Trabalho e Moradia na Periferia: para Uma Política Urbana Economicamente Orientada
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2009.518Abstract
O artigo examina as conexões entre as mudanças no mundo dotrabalho e a qualidade de vida urbana na metrópole do Rio de Janeiro, buscandoestender os sentidos do conceito de trabalho precário utilizado emanálises estruturais de natureza estatística. A dimensão territorial, entendidacomo os lugares e as distâncias na cidade é incorporada como fator determinantede bem-estar social e como expressão e instrumento de poder econômicoe simbólico. O texto conjuga uma leitura estrutural do mercado detrabalho metropolitano, privilegiando os municípios periféricos e os trabalhadoresmanuais, com a apreensão de algumas experiências de trabalho nosetor de confecção de roupas, em bairros operários na periferia. A principalconclusão é de que a concentração territorial do setor de confecções e o saberacumulado pelas costureiras como trabalhadoras autônomas são doiselementos necessários para a ampliação de ações coletivas que disputem eredirecionem os recursos públicos para o fortalecimento de experiências autogestionáriasde trabalho e para a reprodução do trabalhador e sua família.Palavras-chave: Território; trabalho precário; trabalho doméstico; autogestão;qualidade de vida urbana.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.