Política de cotas raciais: instrumento de promoção de equidade e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2020.47226Resumen
Este artigo aborda a política de ações afirmativas, mais especificamente, a relativa à de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. Resulta de uma pesquisa realizada em uma universidade pública da região Nordeste, com o objetivo de analisar a visão de discentes de diferentes cursos e centros da instituição a respeito do assunto. Fundamentada no método materialista histórico-dialético, adotou como procedimentos metodológicos as pesquisas empírica e documental, tendo como instrumentos o formulário semiestruturado para a primeira e ficha resumo, para a segunda. Os principais resultados mostraram que a posição predominante na pesquisa foi a favorável, representando 84% dos alunos pesquisados; e que há uma maior rejeição à política de cotas pelos cursos pertencentes aos centros de Ciências Biológica e da Saúde, e Ciências Exatas e Tecnologia, quando comparados aos cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação e Ciências Humanas, porém, no geral, se mostraram majoritariamente favoráveis à política em exame.
Palavras-Chave: cotas raciais; negro; ensino superior; ações afirmativas.
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