O Serviço Social na atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45243

Resumo

O artigo aborda particularidades do exercício profissional de assistentes sociais na atenção primária à saúde no Distrito Federal. Por meio de revisão de literatura e pesquisa empírica, com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, objetivou-se, de modo qualitativo, compreender as ações desenvolvidas, as atribuições, as competências profissionais e as condições laborativas de assistentes sociais nesse espaço ocupacional. O cenário brasileiro atual, de aprofundamento da crise político-econômica, erosão dos direitos sociais, ataques aos direitos humanos, avanço do conservadorismo, criminalização das lutas sociais, censura ao pensamento crítico, adoecimento, intensificação e precarização no mundo do trabalho revela inúmeros desafios para a categoria profissional.

 

Palavras-Chave: Serviço Social; política de saúde; atenção primária à saúde; ações profissionais; direitos sociais.

Biografia do Autor

Andréia de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Assistente social, mestre em saúde púbica pela UFSC e doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO).

Reginaldo Ghiraldelli, Universidade de Brasília - UnB

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Assistente social, mestre e doutor em Serviço Social pela Unesp. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO).

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

de Oliveira, A., & Ghiraldelli, R. (2019). O Serviço Social na atenção primária à saúde. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45243