O ensino a distância e as tendências da apropriação dos fundamentos do Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45218

Resumo

O artigo problematiza a relação entre a ampliação de novos agentes profissionais pela via do ensino a distância (EAD) e as tendenciais repercussões na apropriação dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social brasileiro. Realizou-se revisão de literatura e pesquisa documental, no sentido de identificar as mediações pedagógicas que envolvem a apreensão do conhecimento na formação profissional à distância. Identificou-se que, tendencialmente, a formação à distância se particulariza por uma reconfiguração teórico-cultural e ideológica, se compararmos ao projeto hegemônico de formação do Serviço Social brasileiro.

 

Palavras-Chave: ensino a distância; Serviço Social; capitalismo contemporâneo

Biografia do Autor

Antonio Israel Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduíche na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GET/UFPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social Contemporâneo (NEFSSC/UFRJ). Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

da Silva, A. I. C. (2019). O ensino a distância e as tendências da apropriação dos fundamentos do Serviço Social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45218

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier