Contrarreforma, ensino superior público e Serviço Social: quais impactos na formação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45216

Resumo

O artigo problematiza os impactos da expansão do ensino superior público na formação em Serviço Social durante os anos 2000, em tempos de contrarreforma do Estado. Foram aplicados questionários junto às coordenações dos cursos criados entre os anos de 1930 e 2002, com o objetivo de identificar as consequências do processo expansivo, por meio do Reuni, durante os governos Lula. Coletamos dados relativos a aspectos da formação profissional, tais como a relação pesquisa, ensino e extensão; a relação da unidade formativa com o projeto de formação da Abepss; a relação entre quantitativo de discentes e docentes; a titulação do corpo docente; as condições de trabalho quanto à estrutura física; e os limites e desafios para uma formação de qualidade. Como resultados, apreendeu-se que a maior parte dos cursos não aderiu ao Reuni, mas sofre dificuldades como sobrecarga de trabalho docente, política de assistência estudantil insuficiente, infraestrutura inadequada e falta de campos e vagas de estágio.

 

Palavras-Chave: contrarreforma do Estado; expansão do ensino superior público; formação profissional; Serviço Social.

Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Assistente social (UFRJ - 1999), Mestre (2002) e Doutora (2007) em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ. Pós-Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (2017). Integra o Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - http://www.colemarx.com.br/) e a Rede Universitas - http://www.redeuniversitas.com.br).  Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói.

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Pereira, L. D. (2019). Contrarreforma, ensino superior público e Serviço Social: quais impactos na formação?. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45216

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier