Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45212

Resumo

O artigo discute o impacto subjetivo das transformações sociais contemporâneas, pelo fenômeno do sofrimento psíquico na universidade. A sociedade contemporânea é marcada pelos processos de individualização e subjetivação dos riscos socialmente produzidos, conforme as instituições típicas da sociedade industrial se mostram incapazes de lidar com os riscos que produzem. Tendo em vista a perda de referências de significação social e de instituições mediadoras das relações entre o indivíduo e a sociedade, há um crescente sentimento de insegurança e sofrimento. As contradições e impasses socialmente produzidos são percebidos como fracasso pessoal, e é por esta perspectiva que se tentará lidar com o sofrimento psíquico também na universidade, seja pelo viés clínico institucional ou transformando o sofrimento em um objeto de gestão empresarial nas universidades operacionais. Para lidar com o sofrimento entre estudantes é preciso pensá-lo para além de sua dimensão individual e compreender os processos sociais de gênese e significação da experiência de sofrimento.

 

Palavras-Chave: sofrimento psíquico; individualização; universidade; sociedade de risco; contrarreformas.

Biografia do Autor

Thiago Marques Leão, Universidade de São Paulo - USP

Mestre e doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Pós-Doutorando junto ao departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP/USP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Teoria Social, Mudanças Contemporâneas e Saúde” (CNPq-FSP/USP) e do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família” (CNPq/ucsal).

Aurea Maria Zöllner Ianni, Universidade de São Paulo - USP

Cientista social pela USP, mestre e doutora em Ciência Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docência em Ciências Sociais em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP). É docente da FSP/USP e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e ao Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes e Humanidades (EACH/USP).

Carine Sayuri Goto, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Psicanalista e supervisora clínico-institucional. Integrante do Laboratório Transdisciplinar de Intercessão-Pesquisa em Processos de Subjetivação e Subjetividade Saúde (Latippss).

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Leão, T. M., Ianni, A. M. Z., & Goto, C. S. (2019). Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45212

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier