Educação Superior Pública e o Future-se: o projeto do capital em tempos de ascensão da extrema direita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45210

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre a educação superior no Brasil a partir das determinações dos organismos internacionais, “sujeitos políticos coletivos” do capital. Aponta os processos advindos da crise internacional do capital e da crise do chamado socialismo real, que se expressam em profunda reestruturação do papel dos Estados nacionais, derivando em contrarreformas, nas diversas áreas sociais, como forma de minimizar o papel do Estado e garantir a apropriação privada do fundo público. Demonstra como a educação passa a ser considerada uma mercadoria importante na tentativa de reestruturação do capitalismo e aponta os principais eixos estruturantes do projeto de contrarreforma da educação superior do governo de extrema direita no Brasil, o FUTURE-SE. 

Palavras chaves: Educação Superior – Projeto do Capital – Contrarreforma da Educação – FUTURE-SE

Biografia do Autor

Antonio Gonçalves Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

É médico, professor da Faculdade de Medicina da UFMA, mestre em Cirurgia Experimental pela UFPR e doutor em Fisioterapia Clínica e Experimental pela UERJ. Atualmente presidente do ANDES-SN.

Eblin Farage, Universidade Federal Fluminense - UFF

É assistente social, mestre em Serviço Social pela UFRJ e doutora em Serviço Social pela UERJ. Professora da Escola de Serviço Social da UFF e atualmente secretaria geral do ANDES-SN.

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Gonçalves Filho, A., & Farage, E. (2019). Educação Superior Pública e o Future-se: o projeto do capital em tempos de ascensão da extrema direita. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45210

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier