Universidade pública e contrarrevolução: da “travessia de uma ponte” ao “caminho da prosperidade”

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DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45207

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões teóricas sobre o fim do governo de coalizão de classes e a ascensão da extrema direita no Brasil, problematizando como as alterações na configuração histórica e espacial da luta de classes incidem na política de educação superior. Recuperando o profícuo instrumental analítico de Florestan Fernandes, consideramos que está em curso uma nova fase da contrarrevolução burguesa preventiva, que, marcada pela natureza antissocial e violenta da burguesia brasileira articulada ao imperialismo, conduz o aprofundamento da mercantilização da universidade pública e da ofensiva reacionária na educação. Tal aprofundamento indica a tarefa urgente e necessária de defesa da educação pública, lócus privilegiado da produção crítica e criativa do conhecimento.

 

Palavras-Chave: contrarrevolução burguesa; formação social brasileira; educação superior pública.

Biografia do Autor

Kátia Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela UFF. Professora Associada da Escola de Serviço Social da UFF

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Publicado

18-10-2019

Como Citar

Lima, K. (2019). Universidade pública e contrarrevolução: da “travessia de uma ponte” ao “caminho da prosperidade”. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45207

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier