Direito à Convivência Familiar de Crianças Abrigadas: o papel do Ministério Público
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2009.451Abstract
Partindo dos estudos que demonstram que é na família estruturadaque crianças e adolescentes terão o seu desenvolvimento biopsicossocialpleno, o artigo sugere a criação de políticas públicas que garantam o direitoà convivência familiar e comunitária de infantes abrigados, com programasde apoio à família de origem. Defende a tese de que para cada criança ouadolescente abrigado deve ser instaurado um inquérito civil, presidido peloPromotor de Justiça da Infância e da Juventude para investigar as causas doabrigamento e as possibilidades de retorno à sua família biológica. Verificadaa impossibilidade deste retorno, em tempo curto e previsível, e esgotadas asmedidas de proteção que promovam o resgate dos vínculos familiaresbiológicos, o respeito ao mandamento constitucional obriga o Parquet àadoção de medidas que levem à formação de novos vínculos familiares ecomunitários, como a destituição do poder familiar e a colocação em famíliasubstituta.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.