Políticas familiares. Una revisión crítica a partir de la singularidad de las experiencias de familia | Family policies: a critical review based on the uniqueness of family experiences
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2018.39413Abstract
Resumen – Se problematiza el campo de las políticas familiares desde un análisis microsocial, tomando como punto de partida la experiencia de familia. A través de un estudio de caso, se analizan tramos narrativos seleccionados obtenidos en entrevistas en profundidad, destacando las singularidades como las limitaciones de las intervenciones institucionales. Se evidencia el fracaso de las intervenciones públicas, incluso en lo que respecta a la institucionalización de la marginación. En la tensión entre lo impuesto y lo disponible resalta la capacidad de agencia para conseguir sobrellevar la pobreza y construir identidad.
Palabras clave: estado de bienestar; modelización; experiencia de familia; significatividad; Argentina
Resumo – O campo das políticas familiares é problematizado a partir de uma análise microssocial, tomando como ponto de partida a experiência familiar. Por meio de um estudo de caso, são analisadas seções narrativas selecionadas, obtidas em entrevistas feitas em profundidade, destacando as singularidades como limitações das intervenções institucionais. O fracasso das intervenções públicas é evidente, mesmo no que diz respeito à institucionalização da marginalização. Na tensão entre o que é imposto e o que está disponível, destaca-se a capacidade de agência para superar a pobreza e construir uma identidade.
Palavras-Chave: Estado de Bem-Estar Social; modelagem; experiência familiar; significancia; Argentina.
Abstract – The field of family policies is problematized from a microsocial analysis, taking as a starting point the family experience. Through a case study, selected narrative sections obtained in in-depth interviews are analyzed, highlighting singularities as limitations of institutional interventions. The failure of public interventions is evidenced, even about the institutionalization of marginalization. In the tension between what is imposed and what is available, the agency to overcome poverty and build identity stands out.
Keywords: welfare state; modeling; family experience; significance; Argentina.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.