A formação profissional em Serviço Social no Brasil: uma trajetória construída por avanços e desafios | Professional training in Social Work in Brazil: a trajectory built by advances and challenges

Autores

  • Melissa Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Lorena Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2017.32748

Resumo

Resumo − O presente artigo apresenta sínteses aproximativas que foram construídas através de estudos e pesquisas realizadas por dois grupos de pesquisa sobre formação profissional em Serviço Social em uma universidade estadual do Paraná. Através de revisão de literatura, o artigo se propõe a recuperar os diferentes projetos formativos que se fizeram presentes na trajetória sócio-histórica do Serviço Social brasileiro. Partindo das diretrizes curriculares de 1996, problematiza a formação graduada, levando em considerando a tendência privatista que predomina no ensino superior brasileiro e que traz repercussões na formação profissional em Serviço Social. Aponta elementos para adensar o debate sobre o tema em questão, reafirmando a tarefa de se formar assistentes sociais considerando a dupla natureza da profissão: analítica e interventiva.

Palavras-Chave: Serviço Social; formação profissional; exercício profissional; natureza analítica e interventiva.

 

Abstract − This article presents approximate summaries that were constructed through studies and research carried out by two research groups on professional training in social work at a state university of Paraná, Brazil. Through a literature review, the article proposes to recover the different formative projects that were present in the socio-historical trajectory of Brazilian social work. Starting from the curricular guidelines of 1996, it problematizes the graduate course structure, taking in consideration the tendency to privatize that predominates in Brazilian higher education and that brings repercussions in the professional formation in social work. It points out elements to deepen the debate on the subject in question, reaffirming the task of training social workers considering the dual nature of the profession: analytical and interventional.

Keywords: social work; professional training; professional practice; analytical and interventional nature.

 

Biografia do Autor

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Formação e Trabalho Profissional (GEFORT) e Coordenadora do setor de estágio supervisionado.

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016). Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEPFOR).

Downloads

Publicado

16-03-2018

Como Citar

Portes, M. F., & Portes, L. F. (2018). A formação profissional em Serviço Social no Brasil: uma trajetória construída por avanços e desafios | Professional training in Social Work in Brazil: a trajectory built by advances and challenges. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 15(40). https://doi.org/10.12957/rep.2017.32748

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier