Reconceituação do Serviço Social: processo e movimento da Escuela de Trabajo Social da Universidade Católica de Valparaíso | Reconceptualization of Social Work: process and movement of Catholic University of Valparaiso’s “Escuela de Trabajo Social”

Autores

  • Vicente de Paula Faleiros Universidade de Brasília (UnB) Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2017.32723

Resumo

Resumo – Este artigo de micro-história reflexiva refere-se à história da mudança do paradigma do Serviço Social funcionalista no processo de reconceituação vivido na Escola de Trabalho Social da Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, de 1970 a 1973. Tem por objetivo discutir a fundamentação e a prática do paradigma reconceituado no contexto da experiência chilena de transição para o socialismo com liberdade e da articulação com o marxismo. O relato histórico tem como referência a escrita de uma micro-história na perspectiva de uma análise da totalidade, com base em narrativa pessoal e em documentos da época, conforme sugere Burke (1992), numa perspectiva da sociologia reflexiva (MELUCCI, 2005). A discussão da experiência aponta para a construção de uma articulação do Serviço Social com a ação política comprometida com a transformação das relações de dominação.

 

Palavras-Chave: Reconceituação do Serviço Social; Funcionalismo; Dialética; Experiência Chilena.

 

 

 

Abstract – This reflective microhistory article refers to the history of the paradigm shift of the functionalist social service in the process of reconceptualization lived in the Social Work School of the Catholic University of Valparaíso - Chile from 1970 to 1973. Its purpose is to discuss the fundaments and the practice of the paradigm reconceptualized in the context of the Chilean experience of transition to socialism with freedom and this articulation with Marxism. The historical account has as reference the writing of a microhistory in the perspective of an analysis of the totality, based on personal narrative and documents of the time, as suggested by Burke (1992), from a perspective of reflective sociology (MELUCCI, 2005). The discussion of experience points to the construction of an articulation of social work with political action committed to the transformation of relations of domination.

Keywords: Social Work Reconceptualization; Functionalism; Dialectics; Chilean experience.

Biografia do Autor

Vicente de Paula Faleiros, Universidade de Brasília (UnB) Universidade Católica de Brasília

Pós-doutorados pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) - Paris (1991) e Université de Montréal (1996). Professor emérito da Universidade de Brasília. Docente na Pós-Graduação em Gerontotologia e na Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

Faleiros, V. de P. (2018). Reconceituação do Serviço Social: processo e movimento da Escuela de Trabajo Social da Universidade Católica de Valparaíso | Reconceptualization of Social Work: process and movement of Catholic University of Valparaiso’s “Escuela de Trabajo Social”. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 15(40). https://doi.org/10.12957/rep.2017.32723

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier