Crise orgânica, governos e seus impactos na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2017.30374Resumo
Resumo — Este ensaio tem como objetivo analisar os processos recentes no cenário politico da América Latina, a partir de um a partir da conjuntura de crise, com foco nas relações políticas e de alianças entre os governos pós-neoliberais e as frações de classe da burguesia, no contexto neoliberal e sob o modo de regulação governista, o qual apresenta uma configuração específica de estabilização de forças que entrecruzam o terreno da dominação e da direção do processo social, aparecendo na análise como o mote de definição histórica desse período, em um marco expressivo na aplicação de medidas de austeridade frente ao ajuste econômico, com perspectivas de agravamento que enfatiza as limitações das democracias latino-americanas para a turbulência do momento. A metodologia utilizada consiste em revisão de literatura com base em pesquisas sobre a temática.
Palavras-chave: Crise, América Latina, governos pós-neoliberais.
Abstract — This essay aims to analyze the recent processes in the political scenario of Latin America, starting from the crisis conjuncture, with a focus on political relations and alliances between post-neoliberal governments and class fractions of the bourgeoisie, in the neoliberal context and under the mode of government regulation, which presents a specific configuration of stabilization of forces that intersect the terrain of domination and the direction of the social process, appearing in the analysis as the mote of historical definition of that period, in an expressive framework in the implementation of austerity measures in the face of economic adjustment, with prospects of aggravation that emphasizes the limitations of Latin American democracies to the turbulence of the moment. The methodology used is a literature review based on research on the subject.
Keywords: Crisis, Latin America, post-neoliberal governments.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.