Serviço Social e socioeducação nas regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2016.27864Resumo
Esta produção é resultado de pesquisa realizada como requisito parcial para conclusão do curso de Mestrado em Serviço Social pela Unioeste, campus de Toledo. O objetivo é analisar a intervenção do assistente social no âmbito da Socioeducação nas regiões Oeste e Centro-Oeste do estado do Paraná. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa a partir de teoria crítica, pois esta possibilita que se abordem os significados através de uma interpretação dinâmica da realidade. Para obtenção dos dados que possibilitaram responder ao objetivo da pesquisa, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. O universo da pesquisa foi constituído de oito assistentes sociais, delimitando-se a amostra de quatro profissionais. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, utilizando-se do formulário de entrevista, entre outubro e novembro de 2014. Como categorias de análise, foram definidas: intervenção profissional e defesa de direitos.
Palavras-chave: Serviço Social; intervenção profissional; socioeducação.
Abstract – This paper is the result of a research done as part of a Master’s degree in Social Work at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) at Toledo. Its goal is to analyze the social worker’s intervention on socio-education at the Western and Midwestern regions of the Brazilian state of Paraná. The research uses critical theory and a qualitative approach, because this allows an approach to meaning through the dynamic interpretation of reality. To obtain the data, the following methodological procedures were used: bibliographic research, documentary analysis, and field research. The universe for this research consisted of eight social workers, focusing on a sample of four professionals. Data was collected through semi-structured interviews, using the interview form, between October and November 2014. The categories of analysis chosen were professional intervention and advocacy.
Keywords: social work; professional intervention; socio-education.
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