Políticas de formação para o trabalho e a socialização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2016.27862Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre os limites e possibilidades da socialização do conhecimento científico e tecnológico no contexto das políticas contemporâneas de formação para o trabalho. Considera-se como elemento central do debate a questão da socialização do conhecimento como instrumentalização para a luta da classe trabalhadora contra o capital. Para tal, partimos das experiências de programas como o ProJovem, o Proeja e o Pronatec, aprofundando o debate sobre este último, apontando sua estratégia de submissão da classe trabalhadora, mediante a democratização da oferta de educação profissional sem socialização do conhecimento e elevação de escolaridade.
Palavras-chave: trabalho; políticas sociais; educação profissional; Pronatec.
Abstract – This article aims to reflect on the limits and possibilities of the socialization of scientific and technological knowledge in the context of contemporary policies for labor training. A central point to the debate is the question of the socialization of knowledge as instrumentalization for the struggle of the working class against capital. To do this, we start from experiences of programs such as ProJovem, Proeja and Pronatec, debating the last one in depth, pointing out its strategy of working class submission through the democratic provision of education without socialization of knowledge and higher education.
Keywords: labor; social policies; professional education; Pronatec.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.