À parte - Trabalho docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995 - 2008) e efeitos de subjetivação
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2010.2631Resumen
O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre o trabalho dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1995 e 2008. Inicia expondo as profundas reestruturações que acorreram nos sistemas educacionais nos últimos trinta anos, por conta da adoção do receituário neoliberal, destacando a retração financeira do Estado na prestação de serviços sociais e a subsequente privatização desses serviços. Expõe, na segunda parte, a metodologia utilizada, que contou com o aporte de dados quantitativos e qualitativos, envolvendo análise do discurso de documentos e entrevistas semi-dirigidas. Analisa, a seguir, como foi estabelecida uma nova dinâmica no cotidiano da instituição de ensino superior em estudo, mudando o ritmo dos trabalhadores desse setor e produzindo reflexos na produção acadêmica dos docentes. A partir da indicação dos resultados encontrados na pesquisa, discute-se ao final, entre outros aspectos, a precarização do trabalho docente; a intensificação do regime de trabalho; a hierarquização da categoria; e os efeitos de subjetivação produzidos nesse contexto.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.