À parte - Trabalho docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995 - 2008) e efeitos de subjetivação

Autores/as

  • Deise Mancebo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2631

Resumen

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada sobre o trabalho dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1995 e 2008. Inicia expondo as profundas reestruturações que acorreram nos sistemas educacionais nos últimos trinta anos, por conta da adoção do receituário neoliberal, destacando a retração financeira do Estado na prestação de serviços sociais e a subsequente privatização desses serviços. Expõe, na segunda parte, a metodologia utilizada, que contou com o aporte de dados quantitativos e qualitativos, envolvendo análise do discurso de documentos e entrevistas semi-dirigidas. Analisa, a seguir, como foi estabelecida uma nova dinâmica no cotidiano da instituição de ensino superior em estudo, mudando o ritmo dos trabalhadores desse setor e produzindo reflexos na produção acadêmica dos docentes. A partir da indicação dos resultados encontrados na pesquisa, discute-se ao final, entre outros aspectos, a precarização do trabalho docente; a intensificação do regime de trabalho; a hierarquização da categoria; e os efeitos de subjetivação produzidos nesse contexto.

Publicado

2012-03-01

Cómo citar

Mancebo, D. (2012). À parte - Trabalho docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995 - 2008) e efeitos de subjetivação. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (26), 137–152. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2631

Número

Sección

Desigualdade Social Em Questão