Os Impactos da Política Nacional de Estágio na Formação Profissional Frente à Universidade Neoliberal

Autores

  • Cláudia Mônica dos Santos
  • Maria Helena Elpídio Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2502

Resumo

O texto objetiva contribuir com o debate sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a partir da experiência de formulação e implantação da Política Nacional de Estágio (PNE). Interessa-nos reafirmar a relevância do Estágio Supervisionado no Projeto Profissional construído e defendido no Serviço Social nos últimos trinta anos. Consideramos, nesta análise, as mudanças ocasionadas pela crise estrutural do capital, seus impactos no mundo do trabalho e os retrocessos nas garantias de direitos sociais, sobretudo no tocante à mercantilização do ensino superior brasileiro e seus efeitos nefastos. O debate do Estágio Supervisionado se apresenta como um campo de resistência à lógica de adestramento imposta pela Universidade operacional.O potencial mobilizador da PNE foi experimentado durante a sua elaboração e implantação, o que nos leva a afirmar que os esforços para a sua efetivação em todoterritório nacional aponta para uma estratégia de afirmação do projeto de formação profissional do Serviço Social.

Biografia do Autor

Cláudia Mônica dos Santos

Assistente Social pela UFJF, Mestre em Serviço Social pela PUC/RJ. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Presidente da ABEPSS 2011-2012.
Endereço postal: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Fundamentos do Serviço Social, Campus Universitário de Martelos/UFJF, s/nº. Juiz de Fora– MG –
CEP: 36 036 900. 

Maria Helena Elpídio Abreu

Assistente Social, Mestre em Educação. Professora Assistente do Departamento de Serviço Social da UniversidadeFederal do Espírito Santo (UFES).Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS 2011-2012. Endereço postal:Universidade Federal do Espírito Santo. CCJE – Departamento de Serviço Social. Av. Fernado Ferrari 514. CampusGoiabeiras. CEP: 29075-910, Vitória – ES. 

Downloads

Publicado

07-02-2012

Como Citar

dos Santos, C. M., & Abreu, M. H. E. (2012). Os Impactos da Política Nacional de Estágio na Formação Profissional Frente à Universidade Neoliberal. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (27), 127–142. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2502

Edição

Seção

Serviço Social