Os Impactos da Política Nacional de Estágio na Formação Profissional Frente à Universidade Neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2011.2502Resumo
O texto objetiva contribuir com o debate sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a partir da experiência de formulação e implantação da Política Nacional de Estágio (PNE). Interessa-nos reafirmar a relevância do Estágio Supervisionado no Projeto Profissional construído e defendido no Serviço Social nos últimos trinta anos. Consideramos, nesta análise, as mudanças ocasionadas pela crise estrutural do capital, seus impactos no mundo do trabalho e os retrocessos nas garantias de direitos sociais, sobretudo no tocante à mercantilização do ensino superior brasileiro e seus efeitos nefastos. O debate do Estágio Supervisionado se apresenta como um campo de resistência à lógica de adestramento imposta pela Universidade operacional.O potencial mobilizador da PNE foi experimentado durante a sua elaboração e implantação, o que nos leva a afirmar que os esforços para a sua efetivação em todoterritório nacional aponta para uma estratégia de afirmação do projeto de formação profissional do Serviço Social.Downloads
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