Entrevista com Maria Helena Tenório de Almeida

Autores

  • Isabel Cristina da Costa Cardoso UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Inês Simões Cardoso de Melo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elziane Olina Dourado UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13033

Resumo

A entrevista realizada com Maria Helena Tenório de Almeida, assistente social e professora universitária de Serviço Social da UFRJ e da UERJ, já aposentada, reconstrói a memória das opções, percursos, contingências e lutas de sua trajetória de vida antes e depois de 1964. A entrevista revela a profunda experiência de formação humana e democrática de Maria Helena, anterior ao golpe militar, que se expressa no âmbito da vida cotidiana quando de sua socialização no universo familiar no interior rural de Pernambuco, na participação no Movimento de Educação de Base (MEB) e no movimento da Juventude Estudantil Católica (JEC). Os tempos da memória e da história social da entrevistada se entrelaçam aos tempos da sociedade e produzem uma  rica experiência  de resistência à ditadura, através da sua inserção na Juventude Universitária Católica (JUC) e na Ação Popular (AP), que permite resgatar a memoria desse período e  a partcipação de assistentes sociais na resistência democrática e na construção crítica ao conservadorismo da profissão.



Biografia do Autor

Isabel Cristina da Costa Cardoso, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas concernetes à relação cidade e trabalho: reestruturação produtiva e transformações do trabalho ; esfera pública e sujeitos políticos; Desenvolvimento, trabalho e questão urbana no Rio de Janeiro; trabalho, cidade e território; direito ao trabalho e direito à cidade; políticas urbanas e trabalho do Serviço Social; formas de regulação pública e privada do trabalho e do desemprego; trabalho do Serviço Social. É pesquisadora do Programa de Estudos de Trabalho e Política sediado na Faculdade de Serviço Social da UERJ e integrante da Rede de estudos, formação e ação política "Questão Urbana e Serviço Social" - REDE QUESS.

Ana Inês Simões Cardoso de Melo, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), especialização em Gerência de Recursos Humanos (1986), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Serviço Social, Saúde do Trabalhador, Saúde, Trabalho e Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, serviço social, terceirização, mercado de trabaho, reestruturação produtiva e riscos ambientais e ocupacionais.

Elziane Olina Dourado, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisa sobre Cinema e Questão Social. Mestre em Serviço Social, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora convidada da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Diretora Cultural da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa (Chave Mestra). Também Vice- Coordenadora de Estágio e Extensão da Faculdade de Serviço Social da UERJ e artista Visual. Foi III assistente de direção do filme Estorvo de Ruy Guerra. É pesquisadora do Núcleo Estado, classes trabalhadoras e Serviço Social no Brasil sob a coordenação da profa Dra Marilda Vilela Yamamoto. Desenvolve atividades de extensão como preceptora de Serviço Social ( imagem e saúde mental) no Pet/Raps/UERJ sob a coordenação do Prof. Dr. Marco José Oliveira Duarte e no projeto Direito a Cidade,Política Urbana e Serviço Social coordenado pela profa Dra Isabel Cristina Cardoso da Costa ( percursos afetivos e espacialidades públicas urbanas) Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Serviço Social, Cultura, Linguagem e História do Cinema, Cinema e "Questão Social" atuando principalmente nos seguintes temas: Imagem e Sociedade, Imagem e Trabalho, Imagem e resistência política, Cinema e "Questão Social".

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Cardoso, I. C. da C., Melo, A. I. S. C. de, & Dourado, E. O. (2014). Entrevista com Maria Helena Tenório de Almeida. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13033

Edição

Seção

Entrevista | Interview