O processo de renovação do Serviço Social no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2014.13031Resumen
Este artigo analisa o processo de renovação do Serviço Social no Uruguai, ao longo de um ciclo histórico que compreende o período da ditadura (1973-1984). A renovação profissional começou com a aprovação do novo currículo da Escola Universitária de Serviço Social no ano de 1966, no mesmo ano em que se realiza o II Seminário Regional Latino-americano de Serviço Social na cidade de Montevidéu. Na ditadura a reflexão e prática profissional renovadora desloca-se fora do âmbito universitário, enquanto o movimento estudantil encabeça a resistência no interior da universidade. Finalizada a ditadura o debate profissional retorna ao espaço universitário na experiência das “Oficinas de Teoria e Prática Profissional”. Este processo deu lugar ao surgimento de tendências ou perspectivas profissionais que são brevemente apresentadas. O encerramento da Escola Universitária de Serviço Social e a criação do Departamento de Trabalho Social, no quadro do processo de redemocratização, finalizam um ciclo do processo de renovação do Serviço Social no Uruguai.
Palavras-chave: história do Serviço Social; reconceituação; teoria e prática do Serviço Social, Serviço Social Crítico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.