MEB e educação popular

Autores

  • Luiz Eduardo W. Wanderley PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13027

Resumo

O Movimento de Educação de Base foi um movimento de educação popular, utilizando aulas radiofônicas, cursos de formação e eventos, para camponeses e trabalhadores rurais. Os objetivos eram: educar para transformar, concretizar uma pedagogia da participação popular. Dentre as concepções mais elaboradas estavam a consciência histórica, a conscientização, a politização, a animação popular. Foi dado um destaque para a educação sindicalista, na práticas do sindicalismo rural. No texto foram analisadas algumas tensões sobre as concepções educativas, com convergências e divergências nas ações realizadas por governos e instituições da sociedade civil. O MEB teve uma posição original e criativa no período selecionado (1961-1964 e mesmo pós 1964), apesar de algumas ambivalências, como foi demonstrado no presente artigo.

 

Palavras-chave: educação de base; educação popular; conscientização; politização; educação sindicalista.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo W. Wanderley, PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Sociologia pela USP e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris/França. Professor Titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados da Faculdade de Ciências Sociais PUC-SP.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Wanderley, L. E. W. (2014). MEB e educação popular. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13027

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier