Ditadura Militar no Brasil: debatendo os ataques à autonomia sindical e aos direitos trabalhistas

Autores

  • Cleier Marconsin UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13024

Resumo

O texto trata dos direitos trabalhista e sindical durante a Ditadura Militar e no processo das lutas pelo seu fim. Entendendo a história como solo vivo onde se movem as classes sociais em seus conflitos e lutas, os direitos do trabalho são tratados como parte intrínseca dos direitos sociais e como conquistas dos trabalhadores na sociedade capitalista, em confronto com as necessidades da acumulação monopolista, no processo mesmo de reconhecimento da questão social. Durante a autocracia burguesa, a perda de direitos conquistados arduamente pelos trabalhadores brasileiros ocorreu através da repressão e da cooptação. Entretanto, setores combativos resistiram, fortalecendo-se quando a crise internacional do capital rebate em sua dinâmica e, com movimentos grevistas, apressaram o processo de transição. Fechando o ciclo das lutas pelo fim da Ditadura, a Constituição Federal de 1988 trouxe conquistas para os direitos do trabalho, mas sua materialização tem sido dificultada e até obstaculizada pela burguesia.

 

Palavras-chave: trabalho; direitos; ditadura.

Biografia do Autor

Cleier Marconsin, UERJ

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora-adjunta da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ. Pesquisadora do Observatório do Trabalho no Brasil/FSS/UERJ.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Marconsin, C. (2014). Ditadura Militar no Brasil: debatendo os ataques à autonomia sindical e aos direitos trabalhistas. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13024

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier