Memórias Reveladas: justiça de transição e o sombrio legado da ditadura militar

Autores

  • Inez Stampa PUC-Rio
  • Vicente Rodrigues CNPq PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13023

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a criação e o desenvolvimento do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, iniciativa voltada para a proteção e difusão do patrimônio documental brasileiro do período da ditadura militar. Visando contribuir para o debate sobre a justiça de transição no Brasil, identifica as peculiaridades que conformam a experiência brasileira, definindo a justiça de transição como um novo campo de estudo e ação que tem por objetivo o enfrentamento de legados repressivos. Traça um panorama do acervo brasileiro da repressão, discute recentes alterações na regulamentação do acesso público a esses documentos, centrando-se numa reflexão sobre o papel desempenhado pelo Memórias Reveladas e sua articulação com duas outras ferramentas de justiça de transição recentemente criadas, a Comissão Nacional da Verdade e da Lei de Acesso às Informações.

Palavras-chave: Memórias Reveladas; ditadura militar; Comissão Nacional da Verdade; Lei de Acesso às Informações.

Biografia do Autor

Inez Stampa, PUC-Rio

Graduada em Ciências Sociais e em Serviço Social pela UERJ, é doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, onde é professora do Departamento de Serviço Social com inserção na graduação e na pós-graduação. É servidora do Arquivo Nacional, atuando na coordenação do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Vicente Rodrigues, CNPq PUC-Rio

Graduado em Direito pela UFRJ, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ e membro do grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil, da PUC-Rio. Assessor da direção-geral do Arquivo Nacional para o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Stampa, I., & Rodrigues, V. (2014). Memórias Reveladas: justiça de transição e o sombrio legado da ditadura militar. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13023

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier