Violência contra mulheres no capitalismo digital: conservadorismo, misoginia e Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2026.102304Palavras-chave:
Violência contra as mulheres, Capitalismo digital, Serviço SocialResumo
A violência contra as mulheres constitui expressão da questão social, produzida pelas contradições da sociabilidade capitalista e articulada às relações de classe, gênero e raça. Este artigo analisa como o capitalismo digital reconfigura a reprodução da violência de gênero, ampliando a circulação de discursos conservadores e misóginos que contribuem para a naturalização do feminicídio. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, fundamentada na teoria social marxista, no feminismo materialista e no Serviço Social crítico. Sustenta-se que as plataformas digitais, orientadas pela lógica da extração de dados e da mercantilização da atenção, constituem novas mediações da reprodução das relações sociais capitalistas, potencializando diferentes formas de violência contra as mulheres. Conclui-se que essas transformações impõem novos desafios ao trabalho do assistente social na saúde pública, exigindo a incorporação crítica das mediações digitais na análise das expressões contemporâneas da questão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![]()
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.
