O pensamento de Antônio Gramsci na luta pela Saúde do Trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2013.10157Resumo
Este artigo busca correlacionar princípios utilizados na construção do Modelo Operário Italiano (MOI) de Saúde do Trabalhador da década de 1960 com o pensamento de Antonio Gramsci. O MOI, que teve como principal objetivo criar um novo método de ação contra a nocividade no trabalho, tendo como seu protagonista o próprio trabalhador, influenciou o campo das relações saúde/trabalho no Brasil, e na construção de sua metodologia podemos perceber a influência de Gramsci, principalmente na vertente do trabalho como princípio educativo, na formação de trabalhadores e estes como intelectuais produtores de conhecimento. O saber operário, o processo educativo e a socialização do conhecimento tiveram papéis fundamentais nessa construção acompanhada pela ideia da necessidade fundamental de um envolvimento ativo e responsável dos trabalhadores, junto com os técnicos, e pela implicação da saúde não como reivindicação, mas sim como algo a ser construído com a participação direta dos trabalhadores.
Palavras-chave: saúde do trabalhador; Modelo Operário Italiano; Antonio Gramsci.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.