Perto dos olhos, perto do coração

interações entre autoridades e comunidades na busca pela reparação do desastre de mineração no rio doce

Autores

Palavras-chave:

Mobilização do direito, Movimentos sociais, Desastre, Emoções, Sistema de justiça

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/88722

Os estudos dentro da abordagem da 'legal mobilization theory' vêm se desenvolvendo amplamente nas últimas décadas servindo para compreender diferentes experiências de mobilização social em que o campo jurídico é parte fundamental do processo em questão. As ferramentas da 'contentious politics' serviram para enriquecer as análises e ampliar o espectro empírico observado fazendo com que uma percepção mais dinâmica do processo político fosse observada. Contudo, o espaço para as interações entre atores ainda permanece restrito, sobretudo, do ponto de vista da observação empírica de processos de mobilização em que atores de movimentos sociais interagem com atores do campo jurídico. O presente artigo traz a discussão das emoções e do tempo para a análise das interações entre atores envolvidos em processos de mobilização do direito. Tais discussões são feitas a partir de um trabalho etnográfico em que observei diversos momentos de comunicação entre movimentos sociais, comunidades e autoridades do sistema de justiça imbuídas da função oficial de defesa dos direitos de pessoas afetadas pelo desastre causado pelo rompimento de uma barragem de mineração em 2015 no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Losekann, Universidade Federal do Espírito Santo

É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pesquisadora produtividade do CNPq, Coordenadora do Laboratório em Política Ambiental e Justiça (LAPAJ). E-mail: cristiana.losekann@ufes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9043-6099.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Losekann, C. (2025). Perto dos olhos, perto do coração : interações entre autoridades e comunidades na busca pela reparação do desastre de mineração no rio doce. Revista Direito E Práxis, 16(2), 1–36. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/88722

Edição

Seção

Artigos inéditos