Notas sobre a justiça no pensamento de Walter Benjamin

Autores/as

Palabras clave:

Crítica da violência, Justiça, Inapropriável

Resumen

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/87108

A partir dos trabalhos Notas para um estudo da categoria de Justiça (1916) e Para uma crítica da violência (1921), Benjamin nos oferece, além de uma contundente crítica às estruturas jurídicas, uma concepção original de justiça como demanda pelo inapropriável.  Buscando apresentar algumas notas sobre a temática, investigamos, na seção 2, as críticas de Benjamin ao direito, com ênfase em seus estudos mais elaborados sobre a problemática da violência mítico-jurídica. Já na seção 3, nos aprofundamos na análise dos conceitos presentes nas Notas, destacando seus pontos de convergência e divergência em relação à doutrina kantiana, especialmente no que se refere à noção de posse/propriedade. O objetivo é demonstrar como Benjamin constrói uma crítica radical ao direito, deixando como resíduo imagens de uma justiça que se dá na imanência como estado do mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jailane Devaroop Pereira Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Direito e Justiça Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Foi pesquisadora da Comissão da Verdade de Minas Gerais. Atualmente é Membro do corpo editorial da (des)troços: revista de pensamento radical. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e do Estado. Autora do livro Walter Benjamin e o Direito: violência pura como estado de exceção efetivo.

Publicado

2025-04-18

Cómo citar

Devaroop Pereira Matos, J. (2025). Notas sobre a justiça no pensamento de Walter Benjamin. Direito E Práxis, 16(2), 1–26. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/87108