Forma jurídica, escravidão e ferrovias no Brasil do século XIX / Legal form, slavery and railways in Brazil of the XIX century

Autores/as

Palabras clave:

Forma jurídica, Escravidão, Ferrovias / Legal form, Slavery, Railways.

Resumen

DOI: 10.1590/2179-8966/2018/33331

Resumo

Parte da historiografia recente demonstra que as ferrovias, nas primeiras décadas de suas construções, ou se valeram de mão de obra escrava ou impuseram condições de trabalho tão duras que tornavam trabalhadores livres indiferentes de escravos. Este trabalho investiga qual forma jurídica permitiu essa ocorrência, que fez com que formas tradicionais de manejo e organização do trabalho identificassem novas experiências laborais à escravidão.

Palavras-chave: Forma jurídica; Escravidão; Ferrovias.

 

Abstract

Part of recent historiography shows that railways in the early decades of their construction either used slave labor or imposed such harsh working conditions that they made free laborers indifferent from slaves. This work aims to investigate which legal form allowed this occurrence, that made traditional forms of work management and organization identify new labor experiences with slavery.

Keywords: Legal form; Slavery; Railways.

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Biografía del autor/a

Walter Marquezan Augusto, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Mestre em Teoria, História e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (FDUSP)

Publicado

2019-06-03

Cómo citar

Augusto, W. M. (2019). Forma jurídica, escravidão e ferrovias no Brasil do século XIX / Legal form, slavery and railways in Brazil of the XIX century. Direito E Práxis, 10(2), 1149–1175. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/33331