Regimes de visibilidade e poder das plataformas digitais nas relações de trabalho

uma análise a partir do trabalho imaterial de influenciadores digitais

Autores

Palavras-chave:

Trabalho imaterial, Regimes de visibilidade, Influenciadores digitais

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/85606

Este artigo tem por objetivo, a partir da análise dos mecanismos utilizados pelas plataformas digitais, identificar a existência de relações de trabalho entre elas e seus usuários, sobretudo aqueles que as utilizam com o intuito laboral, como influenciadores digitais. Assim, partimos da crítica às teorias do trabalho imaterial para apontar como as plataformas, por meio da estruturação de regimes de visibilidade, controlam o trabalho dos trabalhadores plataformizados, sobretudo aqueles que se ativam na produção de conteúdos. Para tanto, realizaremos uma revisão bibliográfica interdisciplinar para estabelecer as bases sociológicas para então lê-las a partir da perspectiva jurídica, atualizando as estruturas justrabalhistas de compreensão das novas formas de trabalho que surgem no contexto digital e de sua exploração no capitalismo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Caio Afonso Borges, Universidade de Brasília

Mestre e graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB); membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e Direitos (UnB/CNPq); membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1985649258696413. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4262-7445. E-mail: caioaborges8@gmail.com

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Borges, C. A. (2025). Regimes de visibilidade e poder das plataformas digitais nas relações de trabalho: uma análise a partir do trabalho imaterial de influenciadores digitais. Revista Direito E Práxis, 16(2), 1–31. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/85606

Edição

Seção

Artigos inéditos