Resenha Crítica: ROSANVALLON, Pierre. O século do populismo: história, teoria, crítica. São Paulo: Ateliê de Humanidades, 2021.

Autores

Palavras-chave:

Populismo, Democracia. Democratura.

Resumo

Cuida-se de resenha crítica acerca da obra O século do populismo: história, teoria e crítica, do historiador e cientista político francês Pierre Rosanvallon. O populismo atrai a atenção de muitos pesquisadores mundo afora e, apesar disso, a compreensão do fenômeno ainda se encontra distante de um consenso. A partir desta resenha, busca-se analisar a contribuição dada por Rosanvallon à compreensão de uma tipologia do populismo. Ao final, nota-se que, para Rosanvallon, além de uma possibilidade dentro da própria democracia, o populismo também pode significar a força propulsora que a transforma em uma ditadura. 

Biografia do Autor

Alan Paulo Maurano Savedra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), mestre em Teoria e Filosofia do Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ), pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais (DECISO) do IESP-UERJ, pós-graduado em Gestão Jurídica e Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC) e graduado em direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Advogado, professor convidado na Universidade Castelo Branco (UCB), na Universidade de Vassouras (UNIVASSOURAS) e do Curso de Direito de Trânsito na Prática no Instituto Abreu Bindé (IAB), articulista e palestrante.

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Savedra, A. P. M. (2024). Resenha Crítica: ROSANVALLON, Pierre. O século do populismo: história, teoria, crítica. São Paulo: Ateliê de Humanidades, 2021. Revista Direito E Práxis. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/78920

Edição

Seção

Resenhas